terça-feira, 1 de outubro de 2013

Encapando o caderno de receitas com tecido, passo a passo!

Olá visita!
Hoje vamos encapar nosso inseparável caderno de receitas,pode ser aquele que você já carrega a vários anos,ou pode ser um novinho em folha para recomeçar a vida somente com receitas saudáveis!Como esse aqui,que ganhamos no grupo da 'Segunda Amiga",do qual tenho o prazer de fazer parte.
 Lista de material:
1 caderno de capa dura
Tecido estampado de algodão(50x35)
Viés 
Retalho de lonita
Retalho de tecido colorido
Fita de cetim

2 folhas de sulfite
cordão são francisco fino
Cola cascorez
Cola quente ou tec bond
Pincel largo




 Marque o meio do tecido.Passe cola de um dos lados do caderno,centralize o tecido e coloque o tecido sobre a cola,passe a mão delicadamente até que não tenha mais bolhas no tecido.Faça o mesmo do outro lado.Recorte os cantos antes de colar as viras do tecido para um melhor acabamento.Passe cola nas sobras de tecido e cole-as na parte interna da capa.


Recorte uma folha de sulfite para fazer o arremate final das capas e cole sobre os arremates de tecido.Se tiver tesouras especiais use-as,pois dará um super efeito especial!


Cole os viés da forma que achar mais atraente,enfeitando sua capa(passe a cola aos poucos no viés e vá colando,senão ele abre e dificulta a colagem).Pode usar sinhaninha,cetim,ponto russo,etc...
Eu usei a máquina de costura pra pregar o viés,pois só tinha o largo,e aproveitei pra fazer um porta caneta com o próprio viés,nesse caso cole o tecido com a caneta dentro do viés e antes de secar a cola, retire a caneta.

E para um charme extra,fiz uma mocinha pra auxiliar na cozinha.Recorte,usando os moldes e cole com cola pano ou tec bond.


Monte toda ela antes de colar na capa,deixando somente a cabeça pra fazer depois.Cole o corpo da boneca na capa.Faça a boca com caneta de tecido ou tinta e pincel fino,faça um narizinho e cole os olhos(usei olhos prontos,mas se tiver habilidades com pintura, poderá pintá-los e ficará ainda mais charmosa sua mocinha).Cole o rosto no local.Dê 10 voltas com a lã em um molde de 14 cm de comprimento,para fazer o cabelo.Amarre no meio,depois amarre abaixo 4 cm pra fazer a trança(cole o cabelo no rosto antes de fazer a trança),faça as tranças e finalize com um lacinho de cetim.

Faça um fuxico,ou recorte uma frutinha de um tecido que tenha em casa, e cole em uma fita de cetim.Cole a outra ponta da fita na capa do caderno e está pronto seu marca páginas.Finalize com um blush no rostinho e dando a ela um ar saudável, e depois escreva a palavra receitas no vestidinho!Finalize com uma camada de verniz acrílico brilhante(a base de água),para impermeabilizar a peça e aumentar sua longevidade!

E aqui está seu caderno de receitas,agora simbora descobrir novas e deliciosas receitas saudáveis pra cuidar bem de sua família querida!
Obs.:Não se esqueça de reservar as últimas páginas do caderno para escrever o índice das receitas e a medida que as for escrevendo,anote-as no índice.