terça-feira, 22 de outubro de 2013

Caixote de madeira reciclada e revestida com tecido!

Olá visita!

Frase do dia: "De acordo com a ONU e a Comissão Mundial Sobre a Água do Século XXl,cerca de 500 milhões de habitantes de 29 países sofrem,hoje,de escassez de água."

Hoje tenho orgulho de postar uma arte feita em parceria com minha amada amiga, Aparecida Conceição Amaral.De vez em quando,enquanto andamos por aí a procura de algum material,recolhemos do "lixo",matéria prima que vira arte,como foi o caso do carretel de MDF.
Essa caixa Aparecida ganhou de uma amiga que tem loja de peças,normalmente são desprezadas,ou reutilizadas até que finalmente,por um defeitinho simples,vão para o lixo.Ela é composta de pínus e MDF fino.Tivemos a ajuda do Joãozinho(marido de Aparecida),que cuidadosamente ajeitou os cantinhos,pregou uma tábua extra pra reforçar o fundo e finalizou a peça colocando dobradiças,puxador e rodinhas de silicone!No início ele meio que não acreditava muito em nossas "artes",mas depois,acho que por insistência nossa,se rendeu e agora virou parceiro!



Lista de material:
Tecido(nesse caso,impermeabilizado)
Tecido não tecido
Cola para artesanato
2 dobradiças
1 puxador
4 rodízios
Pincel largo
Chave de fenda ou philips
Espuma prensada
Pregos
Martelo
Parafuso auto brocante ou furadeira
Capricho e um pouco de tempo



Primeiramente,limpe a peça com pano úmido e macio,retirando toda poeira.Meça e recorte o tecido,deixando uma margem de mais ou menos 5 centímetros nas bordas e no fundo.Comece pela parte traseira,passe cola cascorez(sem diluir)em uma parte pequena,porém de cima a baixo,acerte o tecido e coloque-o sobre a cola,passe um pano seco e macio sobre o tecido pra retirar possíveis bolhas.Faça isso em toda a volta da caixa.






Depois faça as bordas,dê piques nos cantos pra ajudar o tecido se acomodar.

Cubra o interior com TNT(Tecido Não Tecido),usando a mesma técnica de colagem.

A tampa tem um lado liso e outro não,como minha amiga é extremamente caprichosa,optou por encher esses espaços com espuma prensada(tapeçaria),e ficou perfeito!



 Forre a tampa,ou com o mesmo tecido,ou outro de uma cor só pra destacar.
 O fundo você poderá aproveitar os retalhos do tecido e cobri-lo fazendo uma montagem.
Depois de aguardar a secagem definitiva da cola,coloque as dobradiças,puxador e rodízios.


Está pronto um lindo baú,pronto pra receber roupas de cama,tapetes ou brinquedos,como é o caso desse, que como podem ver já está ao lado do novo dono Miguel(neto de Aparecida e Joãozinho).
Viram só,com pouco material e muita criatividade aproveita-se muito daquilo que iria para o lixo poluir o planeta!!!

Esse foi revestido com chitão e não usei rodízios,aproveitei os próprios pés que são bastante resistentes,hoje guardo neles roupas de cama,mesa e banho!


Nenhum comentário: