domingo, 28 de julho de 2013

Barrica de massa corrida revestida com tecido!

Olá visita!Sinta-se em casa,olhe, copie,divulgue,enfim,a casa é nossa!

"Estou disposto a ir a qualquer parte,desde que seja para frente." Livingstone

Já pude ver várias idéias geniais de como reciclar barrica de massa corrida,um dia percorrendo pela vizinhança do bairro onde tinha me mudado,entrei numa lojinha de aviamentos e descobri que alí dentro algumas senhoras faziam artesanato,conversa vai,conversa vem,contei que as vezes me arriscava fazendo alguma arte e descobri com a proprietária,como retirar o aro da tampa da barrica e fazer com que ela ficasse mais fácil de destampar,repasso aqui o que aprendi então, e mais algumas idéias de reciclagem.



Material:
1 barrica de massa corrida
Cola cascorez extra(ou outra marca,basta que seja PVA)
1 e 1/2 metro de tecido de algodão(tipo chitão)
Xadrez líquido ou tinta para tecido
1 puxador de madeira
Tesoura
Rolinho de espuma ou pincel macio
Espátula de metal
Fita métrica
Martelo
Primeiramente limpe a barrica com pano levemente umedecido e retire possíveis restos de massa corrida seca com uma espátula.Em seguida,retire delicadamente,porém usando um martelo,a tampa do aro.



Pinte o aro com xadrez líquido(ou tinta de tecido) na cor predominante do tecido e deixe secar por aproximadamente 30 min.
Enquanto isso,meça a altura da barrica,deixando sobrar mais ou menos 5cm de cada lado.Meça a largura deixando sobrar 5 cm.Recorte o tecido.Passe cola(começando na emenda da barrica),em toda a altura da barrica e numa largura de aproximadamente 10cm. Posicione o tecido de forma que esteja centralizado e cuidadosamente coloque-o sobre a cola,pressione suavemente o tecido sobre a barrica e passe um tecido seco e macio pra retirar possíveis bolhas a assentar bem o tecido.Vá passando cola e colando até que termine toda a superfície externa da barrica.
Meça a parte interna da peça,e recorte o tecido,e proceda da mesma forma que na anterior(dá um pouquinho mais de trabalho),após colar todo ele,passe cola na beirada superior e cole os 5cm que sobraram,fazendo o acabamento da borda.Recorte um círculo e cole no fundo.Passe cola na sobra do fundo(externo) e cole.Recorte outro círculo menor e faça o acabamento do fundo.
Para a tampa,recorte um circulo sobrando 5cm nas bordas,passe cola em um dos lados e cole o circulo.Passe cola no outro lado e cole a sobra de tecido.Recorte um círculo menor e faça o acabamento da tampa,deixe secar por 2 horas.Com uma furadeira ou um parafuso autobrocante,faça um furo no centro da tampa e coloque o puxador.Nesse caso eu encapei-o com tecido,mas não há necessidade.
Está pronto seu baú!
Outras estampas:



Outras idéias:
Essas vou fazer outro post pra ensinar,ok?
Esse foi revestido com papel,é mais fácil, e te dá mais opções de estampa, por um valor mais favorável ao bolso!

E esse foi revestido com filtro de café,também vou fazer um post ensinando o PAP dele em breve.

Espero que tenham entendido,mas senão qualquer dúvida é só me perguntar.Beijos!!!